No futuro todas as empresas terão o
Empowerment como modelo de gestão.
Algumas apenas começaram mais cedo.



shop floor


O Empowerment é a expressão última de uma gestão eficaz. Elimina os custos do excesso de controlo e reduz dramaticamente o tempo para a decisão.

"Quando uma organização atinge o Empowerment nos seus processos internos pode
finalmente dedicar em exclusivo os seus esforços e atenção para servir o cliente"


O Empowerment é uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e o serviço prestado aos clientes. Consiste na delegação de autoridade e de responsabilidade e favorece a criação de relações de confiança entre os colaboradores da empresa. Trata-se de descentralizar os poderes da cadeia hierárquica, conferindo autonomia aos funcionários de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções do dia-a-dia. Baseando-se na cooperação de todos os membros da organização, o Empowerment tem como objectivo máximo dar prioridade aos clientes.


ENVOLVIMENTO DO PESSOAL


Envolvê-los para que assumam as suas responsabilidades em organizações com autonomia.
Contar com eles para as iniciativas de progresso.
Dar-lhes os meios para que desenvolvam as suas competências.
Reconhecer e recompensar as suas contribuições.
Dar-lhes os meios para comunicarem.


EMPOWERMENT: O DESAFIO


1 - Partilhar informação detalhada com toda a gente
2 - Definir Fronteiras e Criar Autonomia
3 - Substituir pensamento hierárquico por equipas Auto-Gestoras


AS PESSOAS JÁ POSSUEM PODER NO SEU
CONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO.
EMPOWERMENT É A LIBERTAÇÃO E O FOCO DESSE PODER.